AMLINORTE
 
 
 
 
 
 
 
 
Ivo Ladislau
Desde os anos 70 vem se dedicando e trabalhando em pesquisas afro-açorianas e manifestações diversas pelo litoral do RS.

Compositor do Hit Coraçao de Reggae (Letra Ivo Ladislau, Musica Catuipe Jr.)

Compositor, pesquisador, vencedor e premiado em diversos festivais....Vizualizar perfil completo
Perfil completo
Links
Facebook
Músicas - Trama Virtual
Orkut
Site Ivo Ladislau
12/02/2013 Periodo Escravagista
22/01/2013 O Rosário e as irmandades!
14/08/2012 Festa de Cultura Açoriana de Santa Catarina
14/01/2012 260 Anos do Povoamento Açoriano no RS
07/07/2011 AÇORES 260 anos - Aspectos Culturais no Litoral do RS
07/07/2011 AÇORES 260 anos - Figuras Brasileiras ilustres de origem açoriana
07/07/2011 AÇORES 260 anos - As nove ilhas
07/07/2011 AÇORES 260 anos - Sobre os Açores
07/07/2011 AÇORES 260 anos - A vinda dos açorianos
07/07/2011 AÇORES 260 anos - A História que antecedeu a vinda dos açorianos
 
+ Arquivos
Blogs
+ Blogs
 
  Blog do Ivo Ladislau
 
07/07/2011
AÇORES 260 anos - As nove ilhas

Povoamento açoriano no Rio Grande do Sul:
Antes da vinda | A vinda | Sobre os Açores | As Nove ilhas | Figuras ilustres | Aspectos Culturais


Área aproximada: 2333 Km2
População aproximada: 245.000 hab.


Santa Maria:
Também conhecida por Ilha Amarela, é a mais próxima de Portugal Continental , a mais oriental, e a primeira a ser descoberta. Conhecida como ilha do sol, caracterizada por suas casas caiadas e suas chaminés rendilhadas. Tem na baia de São Lourenço uma beleza estonteante. A Igreja Na Senhora da Conceição datada do Sec. XV. Sua área é de 97,42 Km2 e sua população aproximada de 6.500 pessoas. Possui um só conselho: Vila do Porto.

São Miguel:
Também conhecida por Ilha Verde ,sua Capital é Ponta Delgada, com 70.000 hab. Onde esta instalado o Governo Regional dos Açores, no palácio de Sant’anna. É a maior em população, 131.000 hab aproximadamente, a maior em extensão física 759Km2., em concentração de industrias e serviços. Festividades: Festa do Divino, Senhor de Santo Cristo, Cavalhadas. Pontos turísticos: As Furnas, Lagoa do Fogo, Lagoa das Sete Cidades. Possui cinco Concelhos: Ponta Delgada, Ribeira Grande, Lagoa, Vila Franca do Campo, Nordeste, Povoação.

Terceira:
Ilha Lilás, tem em Angra do Heroísmo sua capital. Como próprio nome diz foi a terceira a ser descoberta pelos navegadores portugueses. Encontramos nela um riquíssimo patrimônio, principalmente em Angra do Heroísmo, classificada como “Cidade Patrimônio Mundial” pela UNESCO . Dentro de suas festividades culturais, poderíamos destacar: As Festas do Divino Espírito Santo, Touradas a Corda, Sanjoaninas. São muitos os Impérios existentes pela ilha. Com área aproximada de 400 Km2 e uma população aproximada de 53.000 hab. Possui dois concelhos: Angra do Heroísmo, e Praia da Vitória.

Graciosa:
Conhecida como “Ilha Branca” é a Segunda menor ilha do arquipélago. É onde as velas dos moinhos abraçam os ventos da tranqüilidade da vida campestre em meio ao arco-íris da vida subaquática. A furna do Enxofre situado no maciço da caldeira é considerado um dos mais belos espetáculos do mundo. Tem uma área aproximada de 61,00 Km2 e uma população de 5.377 habitantes e um Conselho :Santa Cruz da Graciosa

São Jorge:
Ilha Castanha, conhecida pelas suas Fajãs.
Fajãs: São abatimentos das falésias e são muito férteis, utilizadas para a agricultura onde encontramos o inhame, milho, ervilha, favas , abóboras... Largamente conhecido pelos seus queijos, com grande aceitação e exportação. São famosas as Festas do Império em honra ao Divino Espírito Santo. No Conselho de Velas, realiza-se anualmente em julho a semana cultural, atraindo agrupamentos musicais de diversas regiões e Países. Tem uma área de 244 Km2 e uma população aproximada de 10.000 habitantes. Possui dois Conselhos : Velas e Calheta.

Pico:
Cinzenta, Sua montanha que lhe originou o nome possui 2351 metros de altura sendo a mais alta dos Açores e do País. Ilha singela pelas suas flores, arvores frutíferas e vinhas, com famoso vinho do Pico. Destacou-se durante o período da caça a baleia, que após a proibição da caça criou-se no local um imenso museu dos baleeiros, visitado por milhares de turistas anualmente e tem uma semana de festividades voltada para os mesmos. Área 447 Km2 e população aproximada de 15.000 habitantes. Possui três Conselhos : São Roque, Madalena e Lages do Pico.

Faial:
Conhecida como Ilha Azul, famosa pela sua Marina, acolhendo, a mesma, milhares de veleiros que percorrem o Atlântico e ali retemperam energias. Tem uma área de 172Km2 aproximadamente e população aproximada de 15.000 hab. Possui um Conselho :Horta.

Flores:
É a Ilha Cor-de-Rosa e a mais ocidental das ilhas. O nome bem lhe caracteriza, pois é extremamente florida. Dotada de belas lagoas. Tem uma área de 143Km2 e uma população aproximada de 4.350 habitantes. Possui dois Concelhos: Santa Cruz das Flores e Lajes.

Corvo:
Também, ilha Preta é a menor das ilhas, no interior de sua majestosa caldeira encontramos uma lagoa de rara beleza. Tem uma área de 17 Km2 e uma população aproximada de 370 habitantes. Um Concelho: Vila Nova do Corvo.


Sobre as Cores:
Carinhosamente as ilhas também são conhecidas por cores:

Santa Maria: Ilha Amarela
São Miguel: Ilha Verde
Terceira: Ilha Lilás
Graciosa: Ilha Branca
São Jorge: Ilha Castanha
Pico: Ilha Cinzenta
Faial: Ilha Azul
Flores: Ilha Cor-de-Rosa/Vermelha
Corvo: Ilha Preta

Povoamento açoriano no Rio Grande do Sul:
Antes da vinda | A vinda | Sobre os Açores | As Nove ilhas | Figuras ilustres | Aspectos Culturais
       
 
 Post Anterior
07/07/2011
AÇORES 260 anos - Sobre os Açores
  Próximo Post
07/07/2011
AÇORES 260 anos - Figuras Brasileiras ilustres de origem açoriana
Deixe aqui seu Comentario
 
Blogs
Marina Raymundo da Silva
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-2ª parte
Marina Raymundo da Silva
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-1ª parte
Marina Raymundo da Silva
Imagem centenária de Santa Catarina de Palmares do Sul
Marina Raymundo da Silva
Medalha Dante de Laytano
Marina Raymundo da Silva
Lançamento de livro A Coberta dalma no L.N. do Rio Grande do Sul
Marina Raymundo da Silva
Lançamento de livro Navegação Lacustre Osório-Torres- 3ª edição
+ posts
Cadastre seu flyer + eventos
 
    Parceiros
 
Todo conteúdo, imagem ou opiniões publicadas aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
 
 

www.rotaacoriana.com.br