AMLINORTE
 
 
 
 
 
 
 
 
Marina Raymundo da Silva
Marina Raymundo nasceu na cidade de Taquara e é moradora da cidade de Osório.Professora com licenciatura em História.Cursou pós graduação em Folclore, mentora do Arquivo Público Municipal de Osório, sócia fundadora da Associação de Estudos Culturais e mais recentemente é membro da Comissão Gaúcha de Folclore.

Pesquisas desenvolvidas:
-Navegação Lacustre Osório Torres. 3ª 2014.160p.
-Viajando pelo M...Vizualizar perfil completo
Perfil completo
26/03/2016 Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-2ª parte
26/03/2016 Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-1ª parte
04/12/2015 Imagem centenária de Santa Catarina de Palmares do Sul
10/09/2015 Medalha Dante de Laytano
09/09/2015 Lançamento de livro A Coberta dalma no L.N. do Rio Grande do Sul
09/09/2015 Lançamento de livro Navegação Lacustre Osório-Torres- 3ª edição
06/02/2015 Revolução de 1923 em Conceição do Arroio
10/12/2011 O Vento e o tempo III-Uma linda Viagem pela Estrada do Inferno
30/11/2011 CONVITE
25/11/2011 O Vento e o Tempo .cap.II
 
+ Arquivos
Blogs
27ª Moenda da Canção
Aidyl Peruchi
Ana Claudia Gonçalves
Andrea Hilgert
Bola - Wind Fly
Cassia Message
+ Blogs
 
  Blog da Marina
 
26/03/2016
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-1ª parte

A arroiense professora Branca Diva(1884-1956) é importante personalidade que influenciou fortemente a educação, em nível de Estado, através do livro “¿Queres Ler?”.
Branca Diva Pereira de Souza escritora nascida em Conceição do Arroio, hoje município de Osório, escreveu, inicialmente, em co-autoria, obra didática adaptando o método de ensino de alfabetização criado em 1892, pelo uruguaio José Henriques Figueira.

Justas lembranças
A divulgação deste material tem o mérito da professora Haidê Mamed. De família tradicional osoriense, agregando contatos através de suas vivências e consequentemente, uma imensa rede de conhecimento sobre pessoas antigas da cidade pode resgatar importante fato da história da educação em nível de Estado, passado por Conceição do Arroio, ao relacionar o livro “¿Queres Ler?” com o seu autor, cujo sobrenome não lhe era desconhecido entre as famílias existentes na cidade de Osório, os Pereira de Souza. Ela lembra que, em seu tempo de criança, aprendeu a ler e escrever através do livro de alfabetização que ensinava, por exemplo, a ler as frases “Vovô viu o ovo”. “O ovo é do vovô”.

Acredita-se que estas belas lembranças também estejam guardadas no fundo de antigas memórias de muitos que aprenderam a ler por este método de alfabetização editado no Rio Grande do Sul no começo do século XX. Ao mesmo tempo, nos oportuniza qualificar a história de família, que ficaria fadada ao esquecimento de antigos e conhecidos moradores da então Conceição do Arroio.

Em 2015, Haidê, em comunicação com Francelina Porcella que atualmente mora em Porto Alegre, lhe enviou livros escritos por sua tia Branca Diva os quais guarda, até hoje, como bem pediu sua querida tia, com dedicatórias carinhosas de apreço e preocupação com o futuro de seus queridos sobrinhos, entre eles Leonel e Francelina. Em seus 78 anos de idade, guarda também o anel de formatura deixada em testamento para ela. Transcrevemos aqui estas dedicatórias por considerar profunda a sua mensagem educativa para a construção do caráter de seus sobrinhos, quiçá de todo estudante:


Dedicatória para o afilhado Leonel:
“Ao meu querido sobrinho e afilhado Leonel M. Pereira de Souza, ofereço este livro, que conservará como lembrança de sua tia e madrinha que muito o estima e deseja que seja aluno estudioso para no futuro ser um grande homem, temente a Deus, útil a si, à família e à Pátria”
Março, 19-1944.
Branca Diva Pereira de Souza.”


Dedicatória para a sobrinha Francelina:
“À minha querida sobrinha,
Francelina,ofereço este livrinho, fazendo votos para que as lições nele contidas sejam muito aproveitadas, para a par da instrução conseguir a educação de seu coraçãozinho, temente a Deus e cheio de amor à Pátria.
Outrossim, quero que minha sobrinha conserve este livro, como lembrança de sua tia que muito ama as crianças.
Santo Antônio 26-7-1946
Branca Diva Pereira de Souza”.


Família de Branca Diva

Branca Diva nasceu em Conceição do Arroio em 11 de setembro de 1884. Filha de Leonel Pereira de Souza e de Francelina Pereira de Souza teve os irmãos: Abraão (engenheiro do DAER em Tramandaí), Franco (advogado em POA), Violeta (do lar) e Fernando (funcionário público e músico,fazia parte da Banda de Tramandaí ). Destes irmãos, são vivos apenas Leonel e Francelina os quais são batizados com o mesmo nome de seus avôs.

Moravam em Conceição do Arroio. Na atualidade seria na esquina da Av. Getúlio Vargas com Machado de Assis,onde atualmente fica a loja "A Viviane", conforme afirma dona Benta, esposa de Getúlio, um dos sobrinhos de Branca Diva.
       
 
 Post Anterior
04/12/2015
Imagem centenária de Santa Catarina de Palmares do Sul
  Próximo Post
26/03/2016
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-2ª parte
Deixe aqui seu Comentario
 
Blogs
Marina Raymundo da Silva
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-2ª parte
Marina Raymundo da Silva
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-1ª parte
Marina Raymundo da Silva
Imagem centenária de Santa Catarina de Palmares do Sul
Marina Raymundo da Silva
Medalha Dante de Laytano
Marina Raymundo da Silva
Lançamento de livro A Coberta dalma no L.N. do Rio Grande do Sul
Marina Raymundo da Silva
Lançamento de livro Navegação Lacustre Osório-Torres- 3ª edição
+ posts
Cadastre seu flyer + eventos
 
    Parceiros
 
Todo conteúdo, imagem ou opiniões publicadas aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
 
 

www.rotaacoriana.com.br