RotaA.com.br
 
 
 
 
 
 
 
 
Mario Tressoldi Filho
Musicista, arranjador, compositor e regente. Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É atuante em festivais de música nos estados do Sul e Sudeste do País, em Festivais Internacionais de Folclore esteve se apresentando na Argentina, Uruguai, Alemanha e Holanda.

No ano de 2004 esteve com uma comitiva brasileira no Arquipélago dos Açores.

Fez a direção musical do CD Ziguezagueando da ...Vizualizar perfil completo
Perfil completo
Links
Cantadores do Litoral
Grupo Chão de Areia
11/09/2011 A MUSICALIDADE GAÚCHA ENCANTA OS PALCOS DE MINAS GERAIS
15/10/2010 Nos Espaços da Cultura
Blogs
Ivo Ladislau
+ Blogs
 
  Mario Tressoldi Filho
 
11/09/2011
A MUSICALIDADE GAÚCHA ENCANTA OS PALCOS DE MINAS GERAIS

Texto retirado da coluna de Valéria de Cássia Pisauro Lima - SP


A MUSICALIDADE GAÚCHA ENCANTA OS PALCOS DE MINAS GERAIS

Com uma vitoriosa história de 41 anos, o FENAC-Festival Nacional da Canção, o maior Festival de Música do Brasil, apoiado pela Lei Estadual de Incentivo Cultura e pela Lei Rouanet, é hoje o principal espaço para revelação dos grandes talentos musicais da atualidade.

O palco do 41º FENAC 2011 foi abrilhantado pelos compositores, músicos e intérpretes sulistas que apresentaram um show de brilhantismo, dedicação e profissionalismo em defesa música popular brasileira.

O Rio Grande do Sul é berço de poetas, escritores, cantadores, compositores e artistas que se destacam entre os maiores expoentes do cenário artístico nacional na atualidade, contribuindo para a qualificação da memória coletiva de seu povo e fortalecendo os seus diversos saberes e fazeres culturais. Tudo isso realizado de forma ativa e pulsante, potencializando um processo de desenvolvimento cultural, abrangendo um conjunto de transformações que permitem a ampliação da interculturalidade e do reconhecimento da diversidade, não só como um elemento presente entre nós, mas, como uma necessidade para uma cultura viva e saudável.

A cidade de Osório-RS amamentou em seu seio generoso os “SPERANDIRES”, presenteando-nos com a voz inconfundível da intérprete, ADRIANA SPERANDIR; o lirismo da letra de NILTON JUNIOR; a melodia inovadora de ADRIANO SPERANDIR e a harmonia dos músicos que os acompanham e, que nos tocam a alma de forma suave e alegre, embalando-nos com a “Valsa dos Vagalumes”.

A tendência regionalista do grupo CHÃO DE AREIA, de Tramandaí-RS em “Nos Braços do Violeiro”, transmuta-se em uma busca de universalização da música nacional. A versatilidade do grupo faz com que a canção “Nos braços do violeiro”, não se restrinja aos seus limites geográficos, ainda que de lá extraia a matéria-prima de seu trabalho. Suas composições são uma forma de aprendizado sobre a existência, não apenas do homem do sul, mas do ser humano, principalmente, do violeiro.

O Festival, ainda contou com a irreverência do compositor Gabriel Selvage e Gilberto Lamaisson, de Porto Alegre-RS, com a canção “Falem de mim” com a interpretação de Alana Moraes e Gabriel Selvagem.

Parabéns a todos os protagonistas da cultura sulista que com grande maestria, contribuíram para o fomento do descortinamento cultural do Rio Grande do Sul, como elemento fulcral no debate de sua inclusão musical.



Autora da matéria:
Valéria de Cássia Pisauro Lima nasceu em Campinas, SP. Graduada em Letras pela UNICAMP-Universidade Estadual de Campinas; especializada em Teoria Literária; mestranda em História da Arte (MAM-SP) e pós-graduada Antropologia Cultural (UNICAMP-SP). É professora de Literatura e História da Arte. Tem intensa atividade cultural na música e na literatura. Membro do Projeto Cultural Uakti-AM, verdadeira referência de articulação, apoio e divulgação de vontades criadoras, com o objetivo de reconhecer e reverenciar a Cultura Amazonense; membro do Clube Caiubi de Compositores e de grupos de estudos sobre a cultura nacional. Possui vários trabalhos literários editados e poemas musicados. Participa de certames culturais e idôneas antologias poéticas, tendo muitas de suas escritas premiadas.
       
 
 Post Anterior
15/10/2010
Nos Espaços da Cultura
Deixe aqui seu Comentario
 
Blogs
Ivo Ladislau
Culturas Populares
Ivo Ladislau
Da Peninsula!
Ivo Ladislau
Pesquisando os quicumbis e suas variantes por ai
Marina Raymundo da Silva
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-2ª parte
Marina Raymundo da Silva
Escritora professora Branca Diva Pereira de Souza-1ª parte
Marina Raymundo da Silva
Imagem centenária de Santa Catarina de Palmares do Sul
+ posts
Cadastre seu flyer + eventos
 
RotaA.com.br
    Parceiros
 
Todo conteúdo, imagem ou opiniões publicadas aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
 
RotaA.com.br
 

www.rotaacoriana.com.br